Escrever é como uma dádiva. É como aquele passarinho que voa sem nenhum objetivo, que faz piruetas, passa por lugares distintos e pinga aquele ponto final todo orgulhoso.
Por isso escrever é como voar. A sua mente viaja, levando seu corpo e você não sabe onde vai parar, nem como.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Existe o inalcansável?

Para conseguir falar sobre qualquer assunto agora, é necessário explicar o significado de uma pequena palavra.
Sonhar. Isso envolve milhares de questões como religião, espiritualidade, ciência, etc.. Mas o que realmente siginifica sonhar?
 Você dorme. Você se desliga de tudo. Mas há ainda um mecanismo funcionando em seu cérebro que te faz viajar por universos distantes, reproduzir cenas, algumas até sendo bizarras, em sua mente. Você acorda. Você não entende ou, você finge que entende.
E quando você sonha acordado? E quando você está parado imaginando alguma coisa? Você não está lembrando, não está reproduzindo, não está memorizando. É muito mais do que isso. Vai além dos limites da razão e da inteligência de um ser humano. Você deseja aquilo incansávelmente, você se esconde atrás daquilo para ser feliz, busca, luta, coloca aquela situação que nunca existiu em primeiro plano em sua vida.
É como uma montanha russa. Em um dia, aquele sonho te deixa forte, com muita determinação, com uma certa dosagem de poder. Em outro dia, ele te deixa desolado, te destrói, faz você se sentir incapacitado, sem motivação.
O que você faz? Você luta ou você desiste?
Você jamais vai almejar o impossível. Sonhos foram feitos para serem realizados, e acredito que nossa alma foi criada preparada para suportar o que o destino nos trouxer.
Mesmo quando a situação for perturbadora o suficiente para te fazer chorar, você vai se reeguer.
Mesmo quando alguém te desilude, você vai dar a volta por cima.
Mesmo quando o mundo parecer cair aos seus ombros, você vai se levantar e continuar caminhando. Porque pessoas de valores fazem isso. Os fracos, sem índole, deixam para depois.
Você pode ter o maior sonho do mundo. Querer pisar na lua, querer ser médico. Sonhar em descobrir a cura da Aids, sonhar em se formar na faculdade. Pode almejar ser presidente dos EUA, pode almejar ganhar um emprego semana que vem.
As suas conquistas são exatamente do tamanho que você as pinta. No seu julgamento, uma coisa pode ser muito mais fácil do que a outra, mas experimente se colocar no lugar de quem está buscando aquilo. Experimente vivenciar tudo o que essa pessoa já passou para alcançar o que alcançou. A conquista dela, que um dia foi tão insignificante para você, vai passar a ser grande.
Você quer mudar o mundo? Vou dizer-lhe que você não é Deus, mas você pode. Pode mudar o seu mundo, pode começar fazendo suas pequenas mudanças, tendo esperança de que todos farão o mesmo. E isso envolve muito mais do que só conquistas materiais. Conquistar pessoas é muito mais difícil. Querer conquistar pessoas e não conseguir atinge um grau de dificuldade maior ainda.
Você vai fracassar tantas vezes que vai ter vontade de passar por uma ponte e acabar com tudo. Mas como já me ensinou um grande sábio, "você quer acabar com a dor, não com a vida".  E quando aquela dor surgir, quando ela vier arrasar seu coração, imponha-se à ela. Depois você pode chorar, mas que isso aconteça em momentos, instantes curtos, não em um período instalado no seu ser.
Que a vida se faça plena e satisfatória em todos os sentidos e que você busque isso, você decida se vai sorrir ou passar mais um dia tentando.
Não julgue nada inalcansável antes de tentar insessantemente alcançar. E digo isso porque tudo o que quero buscarei até o dia em que fecharei meus olhos para nunca mais abri-los.
Vou ser feliz, vou realizar todos os meus sonhos. E se isso não acontecer, Papai do céu vai ver que você foi até seu limite, que lutou até o último dia de sua vida, literalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário