Escrever é como uma dádiva. É como aquele passarinho que voa sem nenhum objetivo, que faz piruetas, passa por lugares distintos e pinga aquele ponto final todo orgulhoso.
Por isso escrever é como voar. A sua mente viaja, levando seu corpo e você não sabe onde vai parar, nem como.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O valor da amizade

Posso colocar todas as palavras do mundo nessa caixa de texto, preencher todos os caracteres de todas as redes de comunicação do universo, e nada será suficiente para descrever o tamanho dessa palavra de sete letras.
Passarão muitos falsos amigos pela sua vida, mas os verdadeiros ficarão eternamente.
Eles não te apoiarão em tudo. Você vai ficar bravo porque quer que ele apenas passe a mão na sua cabeça e diga que continue. Mas ele vai dizer que não, vai mandar você parar, pensar, e largar de ser um completo idiota.
Ele vai abrir seus olhos para o mundo quando eles estiverem fechados somente no seu. Ele vai te dar uma bela bronca se você brigar com seus pais ou com seus filhos.
Ele vai te dizer que aquela roupa que você acha linda está horrível, ou quando aquela roupa horrível está linda.
Ele vai cuidar para que ninguém te magoe. Vai te afastar de pessoas de má índole e te dizer a verdade. Camuflada, algumas vezes, mas a verdade.
Ele não vai te dar um sorriso torto toda hora que você precisar, porque talvez naquele instante ele não o julgue necessário. Ele vai passar horas te dando aquele sermão porque você bebeu, porque você chorou por alguém que não merecia, porque você acha que fez tudo errado.
E aí você para, e pensa: Que amigo é esse?
Esse é o amigo que ajuda, é o amigo que repara seus erros com a cabeça erguida, e não te deixa perceber que errou.
Esse é o amigo que vai te ouvir chorar sempre que você precisar, mas vai te dizer as palavras que você precisa ouvir. Não as que você queria ouvir.
Esse é o amigo que vai te apoiar, que vai vibrar com você quando houver uma vitória, que vai sorrir e te fazer sorrir. Esse é o amigo que vai escolher as horas certas para fazer isso.
Esse é o amigo que, quando te abraça, da aquela risadinha sem graça e se afasta, com medo de te dizer aquele EU TE AMO gigante que mora dentro do seu coração.
Sim, esse é o amigo de verdade, aquele que crê em você, que acredita no seu potêncial, que chora quando você chora, que ri quando você ri, que canta quando você canta, e que sabe exatamente a hora de te mandar parar de fazer todas essas coisas.
Você pode não alcançar a perfeição, mas pode se adequar a pelo menos algumas dessas categorias. Pode não se adequar a nenhuma, e tentar mudar. Ou pode simplesmente amar esse seu companheiro que você chama de amigo.
Abrir o coração não é uma tarefa fácil, mas é muito mais relevante dizer seus sentimentos do que deixa-los guardados em uma caixinha escura no fundo do seu peito. E não há uma hora certa para fazer isso. E não há quem mereça, ou quem não mereça ouvi-los. Há quem dará valor a eles, e quem os desperdiçará para sempre. Mas a pureza não se resume a isso. Se resume a reconstruir seu coração a partir dos cacos que alguém voluntária, ou involuntáriamente deixou.
Por isso o perdão é divino, o amor é lindo, e ações como essas devem ser preservadas em uma amizade verdadeira.
Deixar seu amigo ir por caminhos errôneos é errar junto com ele. É cometer o mesmo crime de olhos fechados. Mas lembre-se de que a verdade absoluta não está em suas mãos. Está apenas em Deus.
Conselhos e opiniões, podem ser dados e até recusados, mas o que realmente importa é o que saiu de dentro de si.
Não tenha medo, se entregue. Machuque-se e seja forte o suficiente para ver que mais pessoas farão isso com você, e que você também já errou. Perdoe, ame...seja feliz.
E celebre a mais pura e verdadeira amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário